quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Rotary, pensando no Brasil e na ética


No dia 23 de Fevereiro se comemora o DIA DO ROTARIANO, instituído por meio de Lei Federal, de número 6.843, do dia três de novembro de 1980, e o Dia da Paz e da Compreensão Mundial e 113 anos de Fundação do Rotary International.

"Em seu objetivo, o Rotary preconiza “a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada”. O Rotary, portanto, não permite que seus associados sejam pessoas com condutas duvidosas. Nesse sentido, também não pode admitir que políticos sem boas práticas em seus mandatos continuem se reelegendo. O que devemos é conscientizar os eleitores, exatamente como esse Rotary Club está fazendo.

Em junho teremos a Copa do Mundo. Nesse período, o brasileiro costuma vestir a camisa da seleção brasileira e colocar bandeirolas nos carros – de tal forma que fica parecendo que o orgulho do brasileiro está na sua equipe de futebol, e não nesta pátria linda e cheia de riquezas. Penso que devemos prolongar as demonstrações de orgulho pela nossa seleção até o período das eleições. Devemos vestir camisetas nas nossas crianças, colocar bandeiras na frente de nossas casas, adesivar nossos carros, estimulando, assim, o amor pela nossa pátria e fazendo as pessoas terem consciência de que este país pertence a elas e que devemos colocar pessoas do bem para nos governar.

Façamos de 2018 o ano em que deixaremos nossas zonas de conforto. Lutemos pela ética na política, fazendo a diferença na vida das pessoas para que elas tenham oportunidade de debater e escolher os melhores para a pátria – e não apenas para alguns.

Nós, rotarianos, somos líderes em nossas comunidades e como tal temos o dever de praticar e exigir boas condutas na vida pública e privada. Ajudando a escolher os melhores governantes com certeza ajudaremos o povo mais necessitado – e dessa maneira faremos a diferença."

Texto:
Paulo Augusto Zanardi
diretor 2017-19 do Rotary International.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.